PRODUTOS FORA DA VALIDADE, como reduzir as perdas financeiras!

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Imagine a quantidade de produtos que são perdidos simplesmente porque passaram da validade em seu negócio. O desperdício de alimentos não é apenas um desafio para sua rentabilidade, mas também um impacto ambiental significativo. Diariamente, toneladas de alimentos e outros produtos vão parar no lixo. É hora de agir. Vamos apresentar estratégias comprovadas para reduzir drasticamente essas perdas devido à expiração da validade em seu supermercado.

Descontos progressivos conforme a data de validade se aproxima.

A prática de oferecer descontos progressivos conforme os produtos se aproximam da data de vencimento é comum no comércio. No entanto, as soluções disponíveis para identificar antecipadamente produtos prestes a vencer são limitadas, o que frequentemente leva os varejistas a aplicarem descontos excessivos, prejudicando sua margem de lucro.

Por exemplo, podemos encontrar produtos infantis com menos de 15 dias até o vencimento, vendidos a preços muito baixos, ou snacks integrais com apenas 5 dias de vida útil restantes também disponíveis com desconto. Apesar disso, ainda é preferível a venda do que o descarte desses produtos. Portanto, é crucial desenvolver soluções que nos permitam identificar esses itens com pelo menos 60 dias de antecedência, garantindo que possamos oferecer preços competitivos. Além disso, dentro desse período mais curto, nem sempre conseguimos vender todo o estoque disponível.

Exposição estratégica de produtos!

Não é preciso aplicar descontos muito altos para vender um produto. Uma redução de 10% a 20%, se comunicada com antecedência, também pode ser uma excelente opção e vista pelos clientes como uma oferta regular, divulgada em folhetos e catálogos. A atração é criada através de uma exposição destacada na loja, como uma ilha na entrada ou em um local estratégico que destaca produtos próximos ao vencimento. Isso incentiva os consumidores a pararem, olharem e levarem o produto para casa, aproveitando a oportunidade da promoção, mesmo com o prazo de validade próximo.

Para reduzir o percentual de desconto sem aumentar o risco de expiração dos produtos, é viável explorar opções de exposição mais estratégicas. Caso não haja espaço suficiente na loja para esta prática, um pequeno cartaz pode ser suficiente para atrair a atenção dos clientes para a oferta. O cartaz deve destacar que se trata de uma promoção de Consumo Imediato, facilitando a comunicação visual. Além disso, redes de lojas frequentemente utilizam carrinhos cartazeados posicionados estrategicamente nos estabelecimentos para anunciar tais produtos.

Divulgação de produtos na Loja:

Além da exposição especial, algumas redes têm adotado métodos de promoção interessantes dentro da própria loja, oferecendo descontos em produtos próximos da data de validade. Um desses métodos inclui a transmissão de anúncios pelo sistema de alto-falantes do supermercado, direcionados aos clientes na área de vendas no momento da transmissão. Essa abordagem é ideal para estimular vendas impulsivas durante os horários de pico, embora seja importante considerar a receptividade dos consumidores aos anúncios sonoros. É essencial também garantir que haja produtos em quantidade suficiente e com prazos de validade adequados para esta forma de divulgação, priorizando itens com maior estoque e prazo de validade mais próximo.

Em certas ocasiões, especialmente em estabelecimentos como lojas de conveniência, farmácias e supermercados, os funcionários oferecem produtos aos clientes na fila do caixa enquanto eles finalizam suas compras. Essa abordagem é especialmente eficaz para itens como chocolates, biscoitos, balas e outros alimentos de baixo custo (com preços variando de R$1 a R$10), que costumam despertar o interesse dos consumidores nesse momento da experiência de compra. É crucial considerar também o tamanho dos produtos, pois o espaço no ponto de venda não é idealmente projetado para essa estratégia.

Transferência de produtos entre lojas!

O Setor de Prevenção de Perdas e Logística são muito comuns em redes de cosméticos, conveniências, farmácias e supermercados. Elas realizam análises dos produtos que estão com vencimento próximo e, então, transferem esses itens para outra unidade da rede caso a venda média não seja satisfatória. Por exemplo, se um determinado perfume não tiver uma boa procura, será transferido para uma unidade onde tem maior saída, o que garantirá que não haverá risco de vencimento. Embora isso exija processos de maior complexidade e precauções fiscais, pode ser alcançado quando a infraestrutura da rede e dos sistemas de vendas estiverem em bem preparados.

Neste artigo, apresentamos soluções ideais para lidar com produtos que já estão próximos do vencimento. É importante ressaltar que essas soluções são emergenciais e ajudam apenas a mitigar os danos causados pelo vencimento, sem abordar as causas subjacentes. Em nosso blog, você encontra diversos artigos sobre como realizar uma gestão eficaz de estoque, controle de validade, além de outras práticas corretivas, preventivas e de monitoramento de validade nas lojas.

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