Como evitar perdas no varejo durante a Black Friday!

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A Black Friday é uma das datas mais aguardadas do ano para o comércio brasileiro.

Este evento, que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, está repleto de oportunidades, entretanto de desafios que podem impactar os resultados das empresas. 

Segundo uma pesquisa do Mercado Livre, 85% dos consumidores brasileiros pretendem comprar durante a Black Friday de 2024. 

Além disso, a consultoria Neotrust projeta um crescimento de 9,1% no faturamento do varejo on-line. 

A data oficial da Black Friday, 29 de novembro, coincide com a proximidade do pagamento da primeira parcela do 13.º salário, ou seja, injeta ainda mais otimismo no setor varejista.

No entanto, precisamos ter atenção aos procedimentos nesta data,  principalmente para EVITAR PERDAS que possam comprometer a lucratividade do negócio. 

Uma grande oportunidade para alavancar as vendas

Desde a chegada ao Brasil, em 2010, a Black Friday mudou o comportamento de compra dos consumidores e a estratégia dos varejistas.

Para garantir o sucesso desta data, é fundamental alinhar toda a operação.

Seja no varejo on-line ou físico, é preciso focar na prevenção de perdas e oferecer uma experiência positiva ao cliente. 

A seguir, exploraremos dicas essenciais para evitar perdas durante a Black Friday.

Como evitar perdas no varejo on-line

1. Segurança e prevenção de fraudes

Para proteger seu e-commerce de fraudes, invista em ferramentas robustas de detecção, como análise de comportamento e autenticação de dois fatores.

Valide pagamentos de forma rigorosa e proteja os dados dos clientes com criptografia e protocolos de segurança atualizados. 

Por exemplo,  estabeleça parcerias com empresas especializadas em prevenção de fraudes  para tornar sua operação mais segura. 

2. Gestão eficiente do estoque

Uma gestão de estoque precisa é fundamental para evitar perdas.

Realize inventários de estoque periódicos para correção e atualização de estoque.

Em suma, utilize sistemas eficientes para controlar a entrada e saída de produtos, evitando rupturas e excesso de estoque. 

3. Atendimento ao cliente e experiência do usuário

Um bom atendimento ao cliente é essencial para reduzir devoluções e cancelamentos. 

Tenha uma política de trocas e devoluções clara e de fácil entendimento, ofereça produtos de qualidade e com descrições precisas. 

Informe o cliente sobre o status dos pedidos. É importante que sua emrpesa cumpra os prazos de entrega.

Assim, uma experiência de compra positiva aumenta a fidelidade dos clientes e reduz as chances de problemas.

4. Análise de dados e melhoria contínua

O dado é uma importante fonte para tomada de decisão. 

Sendo assim, utilize dados para identificar as principais causas de perdas e tomar decisões mais assertivas. 

O varejo precisa monitorar constantemente (KPIs) relacionados às vendas, devoluções e fraudes. 

Em contrapartida é necessário realizar  análises periódicas para identificar oportunidades de melhoria.

E por fim, capacite sua equipe para identificar e lidar com situações de fraude e outros problemas.

Como evitar perdas no varejo físico

1. Mantenha o estoque atualizado

É comum, devido à correria da data, não realizarmos um inventário. No entanto, manter a precisão do estoque é fundamental para o sucesso do negócio.  

Faça inventários de estoque periódicos para correção e atualização de estoque.

Imagine que um produto esteja na promoção BLACK FRIDAY  da sua empresa e, ao verificar o estoque, a equipe percebe que a quantidade disponível era apenas virtual, ou uma quantidade insuficiente, o que fazer nesse momento? 

Esse tipo de problema pode comprometer seriamente as vendas.

2. Precificação correta nas gôndolas

Imagine a seguinte situação: o cliente escolhe um produto e, ao chegar no caixa, percebe que o preço não corresponde ao valor informado na gôndola. 

A fiscal de caixa vai até o local com o cliente e percebe que há muita falta de preço na gôndola e que realmente o preço informado na prateleira VERSUS o que apareceu no caixa não condizem.

Mesmo dando o desconto, o cliente sai insatisfeito, por todo esse vai e vem, pela perda de tempo e pela experiência, que não foi boa. 

Para evitar esse tipo de problema, é importante que a empresa realize um processo de precificação e auditoria rigorosos,.

3. Evite rupturas de mercadoria

O aumento nas vendas durante a Black Friday exige um planejamento de abastecimento ágil. 

As rupturas  podem ocorrer tanto por problemas do fornecedor quanto por falhas operacionais.

Essa última está nas nossas mãos, pois são produtos que ficaram no estoque, e não foram abastecidos.

De acordo com a Neogrid, a ruptura foi de 12,2% em setembro. Imagine o impacto de um número similar durante a Black Friday.

Assim, para evitar esse tipo de erro, é importante ter os níveis de acurácia de estoque bem alinhados, ou seja, garantir um estoque atualizado ajuda a evitar frustrações para os clientes e prejuízos para a empresa.

4. Controle a data de validade

Para o setor de produtos alimentícios, é essencial acompanhar a validade.

Um cliente que compra um produto vencido pode ter uma experiência negativa, afetando a reputação da loja.

Além disso, é preciso cumprir as normas da vigilância sanitária para garantir a saúde do nosso consumidor.

Dessa forma, instrua a equipe a utilizar o método FIFO (primeiro que vence, é o primeiro que sai) e reforce a importância de organizar o estoque de maneira adequada para facilitar o acompanhamento das mercadorias.

5. Atendimento ao Cliente

Entender e atender as necessidades do cliente é um diferencial importante para o sucesso dessa data.

Capacite sua equipe para lidar com as mais diversas situações e superar as expectativas dos seus clientes. 

Portanto, ao colocar o cliente no centro das suas decisões, você não apenas aumenta as chances de venda, mas também a oportunidade de fidelizar seus clientes.

6. A tecnologia no varejo

Gerenciar esses processos sem uma solução tecnológica é um grande desafio.

Sistemas eficientes permitem um controle rigoroso de mercadorias, atualizando estoque, validade e sincronizando preços entre gôndolas e caixas em tempo real.

A tecnologia fornece dados valiosos sobre vendas e reposição, otimizando processos e reduzindo custos operacionais. 

Se a sua empresa ainda não utiliza uma solução tecnológica, coloque isso no seu radar.

Uma ferramenta que faça a gestão de estoque pode proporcionar mais produtividade e lucratividade para a sua empresa.

Considerações

Ao colocarmos esse manual de boas práticas em ação, as perdas no varejo diminuirão gradativamente

Investindo na capacitação das equipes, processos e tecnologia, o resultado aparecerá de forma consistente.

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