Resultados: Pesquisa Abrappe de perdas no varejo 2024!

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A Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro de 2024 foi divulgada recentemente, com apoio da KPMG e patrocínio da Compex.

 Foram coletados dados relevantes de diversos setores do varejo, analisados pela KPMG para trazer conclusões das perdas no varejo Brasileiro.

Participação e segmentação das empresas

As empresas participantes da pesquisa pertencem a diversos segmentos do varejo, como:  artigos esportivos, atacarejos, calçados, construção, drogarias, supermercados, hipermercados, mercados de conveniência etc.

Ao todo, foram 149 participantes, com faturamentos entre R$1 milhão a R$1 bilhão.

Prevenção de Perdas e resultados por segmento

Um ponto relevante é que todas as empresas participantes possuem departamentos de prevenção de perdas. 

No segmento de supermercados convencionais, observou-se um aumento de perdas, de 2,37% em 2022 para 2,50% em 2023

Mesmo com o crescimento de 10% no faturamento, essa alta nas perdas representa um prejuízo estimado de R$34,9 bilhões.

Principais causas das perdas no varejo

As principais causas identificadas incluem quebras operacionais, furtos externos e internos e erros de inventário. 

Um destaque citado pela pesquisa é a importância de integrar tecnologias para mitigar perdas, considerando o aumento do número de lojas e a necessidade de otimização das equipes.

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Quebras operacionais e setores com maiores perdas

Em supermercados convencionais, quebras operacionais alcançaram 1,47%, e perdas não identificadas 1,03%

Os setores de FLV, flores, rotisseria, padaria, peixaria e carnes foram os mais afetados, devido à perecibilidade e fragilidade dos produtos. 

A distribuição das perdas em 2024 ficou assim: 

  • Quebras operacionais:  42,93%
  • Furto Externo:  21,86%
  • Furto interno:  9,80%
  • Erros de inventário:  9,46%
  • Outros:  5,80%
  • Erros de cadastro de produtos:  2,20%
  • Fraude de terceiros Externo: 1,50%
  • Fraude de terceiros interno:  1,06%

Causas das quebras operacionais

Com os resultados das pesquisas foi possível verificar que perecibilidade e vencimento continuam sendo as principais causas geradoras de quebras operacionais no varejo.

Veja a distribuição:

  • Perecibilidade 32,21%
  • Vencimento 26,35%
  • Outros 14,6%
  • Refrigeração 3,99%
  • Exposição inadequada  4,21%
  • Produto danificado no estoque   8,43%
  • Armazenamento inadequado   5,14%
  • Produto esquecido/perdido no estoque   5,06%

Distribuição das causas do vencimento de produtos

Em 2024, um novo gráfico sobre causas de vencimento foi incluído.

Principais causas do vencimento foi:

  • Outros: 29,58%
  • Excesso de compra: 20,13%
  • PVPS: 9,73%
  • Excesso de produção: 7,44%
  • Ausência de controle de validade 7,16%
  • Na retirada dos produtos próximos ao vencimento ou vencidos: 7,03%
  • Produtos esquecidos no estoque: 5,76%
  • Ausência de política de desconto: 3,52%
  • Recebimento de produtos próximo ao vencimento: 3,40%

Considerações e recomendações finais

O que podemos extrair da pesquisa?

Esses dados indicam que o controle de validade e o monitoramento de itens perecíveis devem ser aprimorados. 

Empresas que não utilizam alguma solução para o varejo, tem mais dificuldades para realizar tarefas diárias e rotineiras como acompanhamento de entrada de mercadoria, controle de data de validade, ruptura de mercadoria etc.

Tecnologias podem ser aliadas na gestão desses processos, evitando aumentos nas quebras operacionais. 

Ainda, recomenda-se o treinamento das equipes, revisão de procedimentos e implementação de soluções tecnológicas para reduzir as perdas no varejo.

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