6 Dicas para otimizar o recebimento de mercadoria!

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Com a chegada da Black Friday, Natal e Réveillon, este é o momento decisivo para organizar o processo de recebimento de mercadoria. Analisar e reforçar procedimentos, além de treinar e capacitar a equipe, prepara a loja para o aumento significativo na entrada de produtos.

É essencial perguntar para vocês: sua portaria, conferentes e todos os envolvidos no processo de recebimento estão prontos para um dos períodos mais intensos do varejo?

Abaixo, mostraremos como alinhar o processo de recebimento para obter melhores resultados, aumentar a produtividade e reduzir custos e perdas.

Recebimento de mercadoria

O recebimento de mercadoria inicia uma série de processos fundamentais para a empresa, impactando diretamente a produção, distribuição e a satisfação do cliente. 

Um setor de recebimento bem organizado e alinhado com outras áreas garante maior eficiência em todo o fluxo operacional. 

1. Defina procedimentos operacionais

A falta de procedimentos claros é um dos principais problemas no setor de recebimento.

Dessa forma criar um passo a passo detalhado ajuda os colaboradores a seguirem o processo corretamente. Alguns exemplos:

  • Aferir e verificar a temperatura do caminhão perecível;
  • Verificar a qualidade e data de validade dos produtos;
  • Organizar o espaço para o recebimento da carga;
  • Realizar o recebimento com coletor de dados;
  • Abrir todas as caixas de Produtos PAR (alto risco).

Com processos bem definidos, os colaboradores sabem exatamente o que fazer e como agir para evitar perdas, erros e atrasos.

2. Invista em treinamento e capacitação

Para ter maior eficiência e produtividade, invista em treinamentos e capacitações. 

Ofereça cursos de reciclagem, treinamentos específicos e reuniões rápidas antes das atividades. 

Assim o treinamento e a capacitação atualizam os colaboradores sobre novas práticas e tecnologias, ajudando-os a realizar as tarefas com precisão.

3. Utilize soluções tecnológicas

Ferramentas de gestão de estoque otimizam o processo de recebimento. 

Os softwares de gestão aumentam a produtividade da equipe e permitem monitorar o produto desde o recebimento até a exposição no ponto de venda. 

 As tecnologias também ajudam a controlar a validade do produto e a gerenciar rupturas operacionais e comerciais.

4. Integre os setores da empresa

O setor de recebimento deve operar em comunicação constante com outras áreas (comercial, prevenção, fiscal etc). 

Essa integração permite que todos entendam as demandas e limitações dos demais setores, ajustando os processos para criar um fluxo sincronizado e produtivo.

5. Organizar estoque e  recebimento

Organizar o espaço de recebimento reduz o risco de perdas, diminui o tempo necessário para a movimentação de produtos e aumenta a produtividade da equipe. 

Além disso, sinalizar as áreas de recebimento e estoque, ter processos de recebimento bem defindios, facilitam o processo de recebimento de mercadoria, e posteriormente o acondicionamento e organização do estoque.

6. Monitore o desempenho da equipe

Avaliar periodicamente o desempenho do setor de recebimento permite identificar melhorias. 

Monitorar o tempo médio de recebimento, o número de notas processadas e a quantidade de erros ou devoluções fornece dados importantes para a gestão, ajudando a tomar decisões estratégicas e otimizar o processo.

Torne o recebimento de mercadoria mais produtivo

O recebimento de mercadoria é uma etapa essencial para garantir qualidade e eficiência em toda a cadeia produtiva da empresa. 

Com essas 6 dicas, é possível otimizar a rotina do setor, facilitar a integração entre departamentos e melhorar a satisfação do cliente. 

A partir da organização e planejamento, o recebimento de mercadoria torna-se um ponto forte para o negócio, reduzindo erros e elevando a produtividade da empresa.

E por falar em produtividade, a VALIDCODE oferece soluções inovadoras para mapear a loja, monitorar validade, prevenir rupturas e precificar produtos. Com a ferramenta, é possível realizar inventários e melhorar o processo de recebimento de mercadoria. 

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