Black Friday: 6 Dicas para vender mais nessa data!

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Estamos praticamente a 1 mês da BLACK FRIDAY, neste ano o evento acontecerá no dia 29 de novembro, na última sexta-feira do mês. A data  representa uma grande oportunidade de venda para o varejo. 

Este evento de promoções com preços agressivos começou nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2010, ganhando rapidamente a adesão dos consumidores.

Para ter sucesso nesta data de venda, as lojas precisam estar bem preparadas. A seguir, compartilharemos seis dicas essenciais para que você tenha uma BLACK FRIDAY de resultados.

1. Mantenha o estoque atualizado

É comum, devido à correria da data, não realizarmos um inventário. No entanto, manter a precisão do estoque é fundamental para o sucesso do negócio.  

Imagine que um produto esteja na promoção BLACK FRIDAY  da sua empresa e, ao verificar o estoque, a equipe percebe que a quantidade disponível era apenas virtual, ou uma quantidade insuficiente, o que fazer nesse momento? Esse tipo de problema pode comprometer seriamente as vendas.

Para evitar esse tipo de erro, é importante ter os níveis de acurácia de estoque bem alinhados, ou seja, garantir um estoque atualizado ajuda a evitar frustrações para os clientes e prejuízos para a empresa.

2. Precificação correta nas gôndolas e no caixa

Imagine a seguinte situação: o cliente escolhe um produto e, ao chegar no caixa, percebe que o preço não corresponde ao valor informado na gôndola. 

A fiscal de caixa vai até o local com o cliente e percebe que há muita falta de preço na gôndola e que realmente o preço informado na prateleira VERSUS o que apareceu no caixa não condizem.

Mesmo dando o desconto, o cliente sai insatisfeito, por todo esse vai e vem, pela perda de tempo e pela experiência, que não foi boa. 

Para evitar esse tipo de problema, é importante que a empresa realize um processo de precificação e auditoria rigorosos, só assim, é possível evitar prejuízos e melhorar a confiança e experiência do cliente.

3. Evite rupturas de mercadoria no ponto de venda

O aumento nas vendas durante a Black Friday exige um planejamento de abastecimento ágil por parte das empresas. 

As rupturas  podem ocorrer tanto por problemas do fornecedor quanto por falhas operacionais. Essa última está nas nossas mãos, pois são produtos que ficaram no estoque, e não foram abastecidos. 

De acordo com a Neogrid, a ruptura foi de 12,2% em setembro. Imagine o impacto de um número similar durante a Black Friday. 

4. Controle a Data de Validade

Para o setor de produtos alimentícios, é essencial acompanhar a validade dos itens. Um cliente que compra um produto vencido pode ter uma experiência negativa, afetando a reputação da loja. Além disso, é preciso cumprir as normas da vigilância sanitária para garantir a saúde do nosso consumidor.

Monitore as datas de validade desde a entrada pelo recebimento. Instrua a equipe a utilizar o método FIFO (primeiro que vence, é o primeiro que sai) e reforce a importância de organizar o estoque de maneira adequada para facilitar o acompanhamento das mercadorias.

5. Priorize o Atendimento ao Cliente

Entender e atender as necessidades do cliente é um diferencial importante para o sucesso dessa data.

Capacite sua equipe para lidar com as mais diversas situações e superar as expectativas dos seus clientes. Ao colocar o cliente no centro das suas decisões, você não apenas aumenta as chances de venda, mas também a oportunidade de fidelizar seus clientes.

6. A tecnologia no varejo: uma aliada para vender mais

Gerenciar esses processos sem uma solução tecnológica é um grande desafio. Sistemas eficientes permitem um controle rigoroso de mercadorias, atualizando estoque, validade e sincronizando preços entre gôndolas e caixas em tempo real.

A tecnologia fornece dados valiosos sobre vendas e reposição, otimizando processos e reduzindo custos operacionais. 

Se a sua empresa ainda não utiliza uma solução tecnológica, coloque isso no seu radar. Uma ferramenta que faça a gestão de estoque pode proporcionar mais produtividade e lucratividade para a sua empresa.

ValidCode: solução estratégica para o varejo

O ValidCode é uma ferramenta robusta e completa, desenvolvida para enfrentar os desafios do varejo. Ela facilita a gestão de inventários, controle de validade, ruptura, precificação e recebimento de mercadoria.

Com o ValidCode, a sua empresa conta com uma solução integrada, que funciona tanto on-line, quanto off-line. A ferramenta garante que processos de chão de loja sejam realizados de forma automatizada, produtiva, segura e eficaz.

A ferramenta oferece um dashboard interativo, com indicadores de desempenho, permitindo medir a acurácia de processos e avaliar a produtividade da equipe.

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