Etiqueta Eletrônica: Solucione definitivamente as divergências de preço!

Início Automação Etiqueta Eletrônica: Solucione definitivamente as divergências de preço!

Fala ,pessoal! Tudo bem? Bom, hoje vamos falar sobre uma tecnologia que já está no mercado e que é muito interessante, principalmente para o varejista.

Atualmente, os varejistas em geral, estão acostumados com aquele famoso estilo de etiqueta nas gôndolas, que são desenhados e mandados para uma impressora de etiqueta fazer seu trabalho. Hoje iremos falar sobre um tipo bem diferente: As etiquetas eletrônicas!

Já pensou se você tivesse uma solução que pudesse resolver o problema de preços da sua loja? Uma solução que evitasse que você ficasse ali o tempo todo procurando preços errados na gôndola? Evitar desgastes com os clientes que acabam fazendo aquisições frustradas no seu supermercado por conta desse problema? Então pode ser que essa solução tecnológica seja o ideal para você!

Leia até o final e aprenda tudo sobre as etiquetas eletrônicas! Boa leitura!

Você sabe como funciona uma etiqueta eletrônica?

As etiquetas eletrônicas são dispositivos que utilizam a mesma tecnologia dos livros eletrônicos, como o Kindle. Assim como o Kindle, a etiqueta eletrônica só consome bateria quando você manda trocar alguma informação. Então vamos imaginar que você pegou uma etiqueta, colocou um preço e deixou por um ano, ela não vai gastar bateria nenhuma. Agora, cada vez que você mandar um comando de troca de preço, aí sim ela vai consumir sua bateria.

Então vamos imaginar o seguinte: Um dispositivo como o Kindle, quando se é usado pouco, pode durar algo em torno de vinte dias por causa do constante processo de troca de páginas. Agora um dispositivo como a etiqueta eletrônica, onde você pode ficar dias sem fazer nenhuma alteração, irá durar no mínimo cinco anos.

A bateria utilizada na etiqueta eletrônica é muito parecida com a bateria CMOS, possui o mesmo formato redondo, porém um pouco maior. É um equipamento muito fácil de se utilizar, com poucas manutenções.

A conexão da etiqueta eletrônica

Junto das etiquetas eletrônicas, você terá um roteador que mandará as informações que as etiquetas precisam apresentar na sua tela sempre que houver alguma alteração. Ele pode ficar ligado em uma rede Ethernet. Dentro da rede, quando você altera o preço, o computador manda as informações para o roteador e o roteador repassa essas informações para as etiquetas.

Outro ponto interessante é que apenas esse único roteador é capaz de se conectar e atualizar uma média de 2500 etiquetas, além de alcançar um raio de 25 metros para todas as direções.

Ele opera utilizando uma frequência diferente do Wi-Fi: A tecnologia Zigbee. E uma tecnologia totalmente diferente, então você pode ficar despreocupado com conflitos internos, além da segurança que vem embarcada nesse tipo de tecnologia.

Quais benefícios da etiqueta eletrônica em relação a etiqueta impressa?

A etiqueta eletrônica é recheada de funções, além de possuir uma durabilidade incrível, ser muito simples e fácil de instalar e utilizar, também possui diversas funções que podem ser úteis no dia a dia do varejo.

Um bom exemplo é o display. Com um display um pouco maior, é possível fazer algum tipo de propaganda, ou anunciar alguma promoção utilizando a etiqueta eletrônica.

Também é necessário adicionar outras informações que podem ser úteis para os operadores da sua loja. Ex: Validade, estoque e etc. Com essas informações os operadores podem realizar auditoria de preço, controle de validade e diversos outros processos que validam os dados do seu sistema.

Então você pode usar a sua criatividade para fazer bastante coisa com apenas um dispositivo. É realmente um equipamento recheado de funções, onde você consegue pintar e bordar.

Fidelizando a clientela

Sabemos que atualmente um grande problema nos supermercados são os preços errados nas gôndolas. Isso pode causar um grande stress para o cliente que consulta o preço do produto na gôndola, pega o produto com base nesse preço e quando vai passar no caixa é surpreendido ao saber que o preço que o preço verdadeiro do produto é diferente.

Além de gerar essa situação estressante, passa uma uma descredibilidade. Os clientes se sentem inseguros por não terem certeza de que o preço apresentado para eles é realmente o preço correto do produto.

Talvez esse seja uma dor de cabeça a menos se você possui a solução de etiqueta eletrônica na sua loja, pois é possível manter o preço sempre atualizado e correto nas gôndolas fazendo uso da sua tecnologia. É um processo simples e prático, e que há bem menos chances de sair algo errado.

Então esse dispositivo mantém seus preços atualizados, seus clientes e também a credibilidade do seu negócio.

Fácil instalação

Até agora já conhecemos vários benefícios e funções da etiqueta eletrônica, mas como fazer ela realmente funcionar na sua loja?

Primeiro você tem que medir a área de venda para saber, com base na sua metragem, quantos roteadores você vai precisar para poder atualizar todas as etiquetas. E é importante lembrar que cada roteador suporta algo em torno de 2500 etiquetas, então se um dos roteadores tiver um mau funcionamento, os outros não irão fazer o papel de atualizar as etiquetas vinculadas a ele, e esses etiquetas só vão voltar a serem atualizadas quando o roteador voltar ao normal.

E sobre essas etiquetas que não foram atualizadas, será que é possível notar essa falha por elas?

O Software que vincula as etiquetas ao roteador vai mostrar se elas estão ou não atualizadas com alguma marcação, seja de cor ou tabela. Se você notar que o Software apresenta etiquetas que estão desatualizadas quando não deveriam estar, daí já da pra saber que tem algo errado com o processo de atualização nos equipamentos.

Após montar os roteadores e posicionar as etiquetas na gôndolas, será necessário vincular o produto na gôndola à etiqueta eletrônica.

Para fazer isso você vai usar um outro dispositivo que também já vem embarcado a essa solução: o Coletor de Dados.

Quando todas as etiquetas já estiverem posicionadas abaixo do produto, você terá que bipar o código do produto e logo depois bipar a etiqueta que deseja vincular o produto, daí já pode deixar que o sistema faz o resto e faz a vinculação entre o produto e a etiqueta. Daí é só deixar seus preços rodando por toda a sua loja.

Onde posso utilizar a etiqueta eletrônica?

Esse dispositivo é somente para o varejo supermercadista? Há outros segmentos que dá para a gente também fazer negócios. Além do varejo você pode usar em adegas, lojas de vinhos, Farmácias, lojas de material de construção… Em todo os tipos de varejo você consegue usar este tipo de etiqueta tranquilamente.

Já iniciou o planejamento para implementar esse dispositivo na sua loja?

Se você leu até aqui, já percebeu que a etiqueta eletrônica vai te livrar de muita dor de cabeça, né? Reduzir todos esses problemas que envolvem preço, validade e entre outros, já é ótima maneira de tornar melhores os processos na sua loja, aumentar as vendas e parar de perder clientes!

Quer mais informações? Entre em contato!

https://www.youtube.com/watch?v=0T4_-EClqvg

Quer conhecer mais sobre as soluções que a VALIDCODE oferece e como podemos ajudá-lo a aumentar a produtividade e reduzir custos? Entre em contato agora com o VALIDCODE

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades e soluções!

https://beacons.ai/validcode